sábado, 2 de dezembro de 2017

Estiu 1993 (Verão, 1993)

Resultado de imagem para Estiu 1993

Espanha 2017 (97')
Direção: Carla Simón
Elenco:

Laia Artigas...Frida
Paula Robles...Anna
Bruna Cusí...Marga
David Verdaguer...Esteve
Fermí Reixach...Avi
Montse Sanz...Lola
Isabel Rocatti...Àvia
Berta Pipó...Tieta Àngela
Etna Campillo...Irene
Paula Blanco...Cesca
Quimet Pla...Gabriel

Sinopse:
Uma menina vai morar na fazenda dos tios depois que seus pais morrem de uma doença infecciosa. Os parentes são amigáveis e ela logo faz amizade com a filha do casal porém, apesar da perfeição aparente, alguma coisa impede a garota de ser feliz em seu novo lar e somente a convivência mais íntima com seus familiares poderá solucionar esse problema. 

02/12/2017
Reserva Cultural 3 (cabine)
««««

Comentário:
Não é fácil escapar dos clichês, quando se fala de uma criança que perde os pais e tem que se adaptar à nova família, mas a diretora Simón não passa nem perto do melodrama.
Narrado do ponto de vista da menina, sua interação com a família dos tios nem é pacífica, nem cruel. Ocorre num ritmo natural, com a garota primeiro maltratando a prima mais nova, para aos poucos se ver acolhida.
Tudo acontece num momento em que a Espanha - e especialmente a Catalunha - vivia um progresso e liberdade que nunca experimentara. Na época de excessos, o roteiro sugere que os pais de Frida morreram em decorrência da Aids, o que automaticamente cria um estigma de preconceito que a menina herdou e terá que superar na nova comunidade.
O mérito de Simón está em nunca apelar para soluções fáceis e em deixar as crianças atuarem como crianças, inclusive improvisando suas falas.
Um drama precioso, que merce atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário