quarta-feira, 11 de abril de 2012

Não Se Pode Viver Sem Amor





Brasil 2010
Direção: Jorge Durán
Elenco:
Cauã Reymond...João
Victor Navega Mott...Gabriel
Simone Spoladore...Roseli
Ângelo Antônio...Pedro
Fabiula Nascimento...Gilda / Cida
Maria Ribeiro...Malu
Rogério Fróes...Antonio
Babu Santana...Miguel


Sinopse:

É no dia 23 de dezembro que o pequeno Gabriel (Victor Navega Motta), de dez anos, e a mãe Roseli (Simone Spoladore) chegam ao Rio de Janeiro. Os dois vieram encontrar o pai do garoto, que os abandonou anos antes. Nesta noite, durante uma travessia pela cidade desconhecida, várias pessoas cruzam seu caminho. 
Entre eles estão João (Cauã Reymond), um jovem advogado desempregado e apaixonado, que procura uma solução desesperada que melhore sua vida; Pedro (Ângelo Antônio), pesquisador universitário, que precisa decidir entre uma mulher e sua profissão; Gilda (Fabiula Nascimento), dançarina de boate, que deseja ir embora da cidade, mas ainda está presa à felicidade que um dia deixou escapar. 
Todos eles estão vivendo situações-limites, que parecem ser ainda mais difíceis na época de Natal. É desses encontros inesperados que renasce neles alguma esperança e o sentimento de que não se pode viver sem amor. 
O filme é o terceira longa-metragem do diretor chileno Jorge Durán, que há 38 anos vive no Rio de Janeiro. Não Se Pode Viver Sem Amor recebeu vários prêmios, incluindo Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Atriz (Simone Spoladore) no 38º Festival de Cinema de Gramado.



10/04/2012
Canal Brasil
««


Comentário:
Para desconstruir uma narrativa, é necessário ter clara a ordem natural das coisas ou vai sobrar apenas a estranheza do espectador sobre onde a obra quer chegar. Durán não se preocupou em explicar, apenas em confundir realidade e fantasia. As situações são tão absurdas que o suposto realismo fantástico não deixa mensagens subliminares. Acaba soando tudo falso. É pena, deu errado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário