quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Taeksi Woonjunsa (Motorista de Táxi)

Resultado de imagem para Taeksi Woonjunsa poster

Coreia do Sul 2017 (137')
Direção: Hun Jang
Elenco:

Kang-ho Song...Man-seob / Kim
Thomas Kretschmann...Peter
Hae-jin Yoo...Tae-sul / Hwang
Jun-yeol Ryu...Jae-sik / Gu
Hyuk-kwon Park...Reporter Choi
Gwi-hwa Choi
Daniel Joey Albright...BBC Reporter David John

Sinopse:
Em 1980, um taxista azarado de Seul é contratado por um jornalista estrangeiro que quer ir para a cidade de Gwangju para passar o dia. Ao chegar, encontram a cidade tomada pelo governo militar, com os cidadãos, liderados por um grupo de estudantes determinados, se rebela pedindo liberdade. O que começou com uma corrida de taxi simples se torna em uma luta de vida ou morte no meio da Revolta de Gwangju, evento crítico na moderna Coréia do Sul.

18/10/2017
Frei Caneca 6 (Cabine)
««««

Comentário:
Existe uma característica comum à maior parte dos filmes sulcoreanos que é a novelização. As situações são alongadas e edulcoradas sem necessidade, o que nos faz sempre lembrar que estamos diante de uma obra de ficção. Feita essa ressalva, 'O Motorista de Táxi' é um ótimo exemplar desse cinema.
É um filme importante por retratar um momento crítico da história coreana: a resistência ao golpe militar de 1980, que vitimou centenas de estudantes na cidade de Gwangju.
De cara simpatizamos com o taxista Kim, que, pressionado pelos credores, acaba cometendo uma trapaça com um colega e terá que pagar por seu erro, participando ativamente de uma revolta que o restante de país ignorava completamente.
O personagem Kim é bem construído, desastrado, de moral duvidosa, nos faz rir da sua desgraça, ao mesmo tempo que, como ele, nos envolvemos com a trama.
Desta forma, o roteiro nos apresenta os fatos com um olhar leve e, até por isso, as cenas de violência acabam nos tocando mais profundamente. è gente comum sofrendo por uma situação extraordinária.
Um ótimo filme, ganhador de diversos prêmios em seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário