terça-feira, 28 de outubro de 2014

Divergent (Divergente)



EUA 2014 (139") 
Direção: Neil Burger
Elenco:
Shailene Woodley...Tris
Theo James...Four
Ashley Judd...Natalie
Jai Courtney...Eric
Ray Stevenson...Marcus
Zoë Kravitz...Christina
Miles Teller...Peter
Tony Goldwyn...Andrew
Ansel Elgort...Caleb
Maggie Q...Tori
Mekhi Phifer...Max
Kate Winslet...Jeanine
Ben Lloyd-Hughes...Will
Christian Madsen...Al
Amy Newbold...Molly
Ben Lamb...Edward

Sinopse:
Cem anos após uma devastadora guerra ter destruído grande parte do território e da população global, um novo sistema democrático foi criado pelos remanescentes da guerra, foi uma ideia inovadora que trouxe ordem, paz e prosperidade aos habitantes de uma futurista Chicago. A sociedade inteira foi dividida em cinco grupos de pessoas, denominados de: Facções. Foram criadas cinco facções, e todas trabalham na manutenção da cidade, desempenhando funções em diferentes setores. Cada facção tem um determinado nome e cultivam virtudes específicas, são elas:
Abnegação - Que cultiva o Altruísmo;
Amizade - Que Cultiva a Harmonia, a Paz e o Perdão;
Audácia - Que Cultiva a Coragem e a Ousadia;
Franqueza - Que Cultiva a Verdade, a Justiça e a Imparcialidade;
Erudição - Que Cultiva o Conhecimento e a Lógica.
E não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível na sociedade, é viver abandonado em extrema pobreza sem ter acesso à quaisquer direitos.
Beatrice Prior nasceu e cresceu na Abnegação, mas o Teste de Aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, que determina a que facção querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma Divergente - tendo aptidão para mais de uma facção. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é, ao mesmo tempo que esconde de todos o fato de ser uma Divergente, pois isso a torna uma ameaça em potencial ao sistema estabelecido, e pode significar sua morte. Beatrice faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre a sua vida, o seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

01/08/2014
Dld
«««

Comentário:
Desta onda de filmes adolescentes sobre distopia, este é um dos menos ruins. O que irita mesmo é a falta de audácia de Hollywood em investir em temas originais. Em todo caso, o filme é bem dirigido, mas Woodley não é JLaw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário