EUA 1988
Direção: Errol Morris
Elenco:
Randall Adams | ... | Himself | |
David Harris | ... | Himself | |
Gus Rose | ... | Himself (Homicide Detective in Dallas) | |
Jackie Johnson | ... | Herself (Homicide Detective in Dallas) | |
Marshall Touchton | ... | Himself (Homicide Detective in Dallas) | |
Dale Holt | ... | Himself (Internal Affairs Investigator in Dallas) | |
Sam Kittrell | ... | Himself (Police Detective in Vidor) | |
Hootie Nelson | ... | Himself (Friend of David Harris in Vidor) | |
Dennis Johnson | ... | Himself (Friend of David Harris in Vidor) | |
Floyd Jackson | ... | Himself (Friend of David Harris in Vidor) | |
Edith James | ... | Herself (Defense Attorney) | |
Dennis White | ... | Himself (Defense Attorney) | |
Don Metcalfe | ... | Himself (The Judge) |
Sinopse:
Impossível ficar indiferente a este filme do ex-detetive Errol Morris, o diretor de Sob a Névoa da Guerra, Oscar 2004 de melhor documentário. Em 1976, o assassinato de um policial durante uma abordagem rotineira de trânsito provoca comoção pública em Dallas, no Texas, mais de dez anos depois, Randall Adams, preso e condenado à morte pelo crime, está prestes a ser executado. Morris soube da história por acaso. Convencido da inocência de Adams, ele se lança à reconstituição da cena do crime, acaba evitando a tragédia. De uma lógica perturbadora, esta radiografia de um erro do sistema judicial americano se tornou modelo para séries e programas investigativos, como Linha Direta. A trilha sonora - obsessiva e fantasmagórica como a narrativa - é de Philip Glass.
21/04/2013
Dld
«««
Comentário:
Mais um documentário que fez história pela sua repercussão e consequências. Um cineasta decide ir fundo e investiga um crime pelo qual um homem foi condenado à morte injustamente, lançando elementos importantes (o horário do programa de Carol Burnett e o milkshake atirado pela janela, por exemplo), que desmentem a teoria da acusação. A estrutura do filme, com depoimentos com câmera estática e nenhum gráfico, somados à música minimalista de Philip Glass, em moda nos anos 1980, fazem o filme difícil de assistir e acompanhar. Mas como documento é válido e importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário