França / Suécia 1962
Direção: Robert Bresson
Elenco:
![]() | Anne Wiazemsky | ... | Marie |
![]() | Walter Green | ... | Jacques |
![]() | François Lafarge | ... | Gérard |
![]() | Jean-Claude Guilbert | ... | Arnold |
![]() | Philippe Asselin | ... | Marie's father |
![]() | Pierre Klossowski | ... | Merchant |
![]() | Nathalie Joyaut | ... | Marie's mother |
![]() | Marie-Claire Fremont | ... | Baker's wife |
![]() | Jean-Joël Barbier | ... | The Priest |
![]() | Guy Renault | ||
![]() | Jean Rémignard | ... | Notary |
![]() | Guy Brejac | ||
![]() | Mylène Weyergans | ||
![]() | Jacques Sorbets | ... | Police Officer |
![]() | François Sullerot | ... | Baker |
![]() | Henri Fraisse | ||
![]() | Gilles Sandier | ||
![]() | Dominique Moune | ||
![]() | Tord Pååg | ... | Louis (as Tord Paag) |
![]() | René Bazart | ||
![]() | Pascale Savornin | ||
![]() | Isabelle Petit | ||
![]() | Roger Fjellstrom | ||
![]() | Isabelle de Winter | ||
![]() | Sven Frostenson |
Sinopse:
Este filme conta a vida triste e a morte de Balthazar, um jumento que, desde sua infância idílica cercado por crianças que o adoravam, até a idade adulta, tiranizado como animal de carga. Sua vida é contada juntamente com a da menina que lhe deu o nome: enquanto ele é maltratado pelo dono, ela será humilhada por um amante sádico. Só vai encontrar um pouco de paz no dia que é empregado por um velho moleiro, que acredita ser o burro uma reencarnação de um santo. Este drama de cortar o coração é, na realidade, uma crônica cruel e irônica, uma reflexão sobre a natureza humana. Conhecido pelo rigor formal absoluto e pela obsessão em construir narrativas cada vez mais despidas de emoções manipuladoras, Bresson preferia empregar atores não-profissionais, pois achava ser mais fácil obter deles desempenhos neutros, sem expressões faciais exageradas. Por isso, A Grande Testemunha costuma ser considerado o filme mais bressoniano de Robert Bresson, já que o protagonista não é um ser humano, mas um burro de carga.
07/06/2012
Dld
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Comentário:
Bresson já era um diretor experiente, o que torna imperdoáveis os trancos na narrativa, a escolha ruim do casting e os diálogos forçados. Ainda assim resiste a ótima ideia de centrar a cronologia da história no jumento e algumas cenas de beleza pictórica inegável, especialmente a final. O que nos lembra que o diretor teve sua formação como pintor. Talvez um filme que mereça uma refilmagem de um cineasta talentoso e corajoso.
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