França / Suécia 1962
Direção: Robert Bresson
Elenco:
Anne Wiazemsky | ... | Marie | |
Walter Green | ... | Jacques | |
François Lafarge | ... | Gérard | |
Jean-Claude Guilbert | ... | Arnold | |
Philippe Asselin | ... | Marie's father | |
Pierre Klossowski | ... | Merchant | |
Nathalie Joyaut | ... | Marie's mother | |
Marie-Claire Fremont | ... | Baker's wife | |
Jean-Joël Barbier | ... | The Priest | |
Guy Renault | |||
Jean Rémignard | ... | Notary | |
Guy Brejac | |||
Mylène Weyergans | |||
Jacques Sorbets | ... | Police Officer | |
François Sullerot | ... | Baker | |
Henri Fraisse | |||
Gilles Sandier | |||
Dominique Moune | |||
Tord Pååg | ... | Louis (as Tord Paag) | |
René Bazart | |||
Pascale Savornin | |||
Isabelle Petit | |||
Roger Fjellstrom | |||
Isabelle de Winter | |||
Sven Frostenson |
Sinopse:
Este filme conta a vida triste e a morte de Balthazar, um jumento que, desde sua infância idílica cercado por crianças que o adoravam, até a idade adulta, tiranizado como animal de carga. Sua vida é contada juntamente com a da menina que lhe deu o nome: enquanto ele é maltratado pelo dono, ela será humilhada por um amante sádico. Só vai encontrar um pouco de paz no dia que é empregado por um velho moleiro, que acredita ser o burro uma reencarnação de um santo. Este drama de cortar o coração é, na realidade, uma crônica cruel e irônica, uma reflexão sobre a natureza humana. Conhecido pelo rigor formal absoluto e pela obsessão em construir narrativas cada vez mais despidas de emoções manipuladoras, Bresson preferia empregar atores não-profissionais, pois achava ser mais fácil obter deles desempenhos neutros, sem expressões faciais exageradas. Por isso, A Grande Testemunha costuma ser considerado o filme mais bressoniano de Robert Bresson, já que o protagonista não é um ser humano, mas um burro de carga.
07/06/2012
Dld
« ««
Comentário:
Bresson já era um diretor experiente, o que torna imperdoáveis os trancos na narrativa, a escolha ruim do casting e os diálogos forçados. Ainda assim resiste a ótima ideia de centrar a cronologia da história no jumento e algumas cenas de beleza pictórica inegável, especialmente a final. O que nos lembra que o diretor teve sua formação como pintor. Talvez um filme que mereça uma refilmagem de um cineasta talentoso e corajoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário