quinta-feira, 22 de março de 2012

Amen. (Amém)





França / Alemanha / Romênia 2002
Direção: Costa-Gavras
Elenco:
Ulrich Tukur...Kurt Gerstein
Mathieu Kassovitz...Riccardo Fontana
Ulrich Mühe...Doctor
Michel Duchaussoy...Cardinal
Ion Caramitru...Count Fontana
Marcel Iures...Pope
Friedrich von Thun...Gerstein's Father
Antje Schmidt...Mrs. Gerstein
Hanns Zischler...Grawitz
Sebastian Koch...Höss
Erich Hallhuber...Von Rutta
Burkhard Heyl...Director
Angus MacInnes...Tittman
Bernd Fischerauer...Bishop von Galen
Pierre Franckh...Pastor Wehr
Richard Durden...Ambassador Taylor
Monica Bleibtreu...Mrs. Hinze
Justus von Dohnányi...Baron Von Otter
Günther Maria Halmer...Pastor Dibelius
August Zirner...Von Weizsäcker
Horatiu Malaele...Fritsche
Ovidiu Cuncea...Stephan Lux
Markus Hering...Karl
Susanne Lothar...Alexandra Baltz
Alexander Geringas...Helmut Franz
Theodor Danetti...Old Cardinal
Radu Banzaru...Armin Peters
Constantin Alexandrov...Nonce


Sinopse:


Durante a 2ª Guerra Mundial, um oficial da SS, desenvolve um produto para tornar mais eficiente a limpeza de tanques. Seu produto, porém, é utilizado para matar os judeus nos campos de concentração. Horrorizado, ele procura o jovem padre Ricardo Fontana que, sendo de família influente, poderia solicitar a interferência do Papa Pio XII para impedir o genocídio dos judeus. Nessa trama se desenrola toda a saga desses dois jovens, um movido pela culpa outro pela consciência e toda a intensa luta para salvar milhões de judeus. Ao mesmo tempo a situação cria a polêmica que persegue a igreja católica até hoje: Qual o seu papel na 2ª Guerra ou como é possível ser cristão e nazista? 
Amém é considerado por muitos como um filme mais polêmico do que a "Paixão de Cristo" de Mel Gibson. O simples cartaz do filme na França provocou protestos e processos na justiça por católicos fervorosos e apesar disso e de ser um filme falado em inglês, ganhou na França o Cesar (Oscar francês) de melhor roteiro. 
Dirigido pelo vencedor do Oscar®, Costa-Gravas (Missing - Desaparecido, Um Grande Mistério), Amém é um filme intenso, provocante, histórico e que discute corajosamente a relação polêmica entre o Vaticano e o III Reich.


21/03/2012
Dld
««« «


Comentário:
O grego Constantin Costa-Gavras sempre imprime seu estilo envolvente e empolgante nos dramas políticos que dirige. A trilha musical forte, a edição rápida, cenas significativas pontuando a ação - aqui os trens que partem cheios e voltam vazios o tempo todo -, os temas polêmicos. Ele não apenas faz isso muito bem, como criou o estilo. Um bom filme, bem dirigido, um tema sensível e sempre oportuno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário