França / Suécia 1962
Direção: Robert Bresson
Elenco:
| Anne Wiazemsky | ... | Marie | |
| Walter Green | ... | Jacques | |
| François Lafarge | ... | Gérard | |
| Jean-Claude Guilbert | ... | Arnold | |
| Philippe Asselin | ... | Marie's father | |
| Pierre Klossowski | ... | Merchant | |
| Nathalie Joyaut | ... | Marie's mother | |
| Marie-Claire Fremont | ... | Baker's wife | |
| Jean-Joël Barbier | ... | The Priest | |
| Guy Renault | |||
| Jean Rémignard | ... | Notary | |
| Guy Brejac | |||
| Mylène Weyergans | |||
| Jacques Sorbets | ... | Police Officer | |
| François Sullerot | ... | Baker | |
| Henri Fraisse | |||
| Gilles Sandier | |||
| Dominique Moune | |||
| Tord Pååg | ... | Louis (as Tord Paag) | |
| René Bazart | |||
| Pascale Savornin | |||
| Isabelle Petit | |||
| Roger Fjellstrom | |||
| Isabelle de Winter | |||
| Sven Frostenson |
Sinopse:
Este filme conta a vida triste e a morte de Balthazar, um jumento que, desde sua infância idílica cercado por crianças que o adoravam, até a idade adulta, tiranizado como animal de carga. Sua vida é contada juntamente com a da menina que lhe deu o nome: enquanto ele é maltratado pelo dono, ela será humilhada por um amante sádico. Só vai encontrar um pouco de paz no dia que é empregado por um velho moleiro, que acredita ser o burro uma reencarnação de um santo. Este drama de cortar o coração é, na realidade, uma crônica cruel e irônica, uma reflexão sobre a natureza humana. Conhecido pelo rigor formal absoluto e pela obsessão em construir narrativas cada vez mais despidas de emoções manipuladoras, Bresson preferia empregar atores não-profissionais, pois achava ser mais fácil obter deles desempenhos neutros, sem expressões faciais exageradas. Por isso, A Grande Testemunha costuma ser considerado o filme mais bressoniano de Robert Bresson, já que o protagonista não é um ser humano, mas um burro de carga.
07/06/2012
Dld
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Comentário:
Bresson já era um diretor experiente, o que torna imperdoáveis os trancos na narrativa, a escolha ruim do casting e os diálogos forçados. Ainda assim resiste a ótima ideia de centrar a cronologia da história no jumento e algumas cenas de beleza pictórica inegável, especialmente a final. O que nos lembra que o diretor teve sua formação como pintor. Talvez um filme que mereça uma refilmagem de um cineasta talentoso e corajoso.
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