quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Gabriel e a Montanha

Resultado de imagem para Gabriel e a Montanha poster

Brasil / França 2017 (131')
Direção: Fellipe Barbosa
Elenco:

João Pedro Zappa...Gabriel Buchmann
Caroline Abras...Cristina
Alex Alembe
Rashidi Athuman
John Goodluck
Luke Mpata
Manuela Picq...Nadia
Rhosinah Sekeleti
Leonard Siampala

Sinopse:
Gabriel Buchmann (João Pedro Zappa) tinha um grande sonho: conhecer a África. Entretanto, mais do que visitar seus pontos turísticos ele desejava conhecer como era o estilo de vida do africano, sem se passar por turista. Desta forma, decide encerrar sua viagem ao mundo justamente no continente, onde se envolve com vários habitantes locais e recebe a visita da namorada, Cristina (Caroline Abras), que mora no Brasil. Prestes a retornar, seu grande objetivo se torna alcançar o topo do monte Mulanje, localizado no Malawi.

08/11/2017
Frei Caneca 5
««««

Comentário:
Fellipe Barbosa compôs um filme complexo e tenso. Utiliza um tom documental sem julgar seu protagonista e nos deixa tirar nossas próprias conclusões.
Em paisagens inusitadas, jamais vistas em filmes brasileiros, mistura um casal de atores profissionais com coadjuvantes africanos amadores que efetivamente conheceram o verdadeiro Gabriel.
Por essas escolhas, o filme transparece verossimilhança e também as dificuldades de realização, brilhantemente articulada.
Desde o princípio sabemos que Gabriel vai morrer no final, mas não sabemos exatamente como ou quando e é essa tensão, que percorre cada frame, que engrandece a narrativa.
Aos poucos vemos o protagonista cada vez mais cheio de si, vencendo dificuldades até considerar-se invencível.
Por conta de sua arrogância, começa a desprezar os roteiros turísticos, arriscando-se além do necessário até o inevitável final.
A aventura do protagonista é um sonho juvenil de fácil empatia, mas as consequências são duras.
Uma ótima história real, contada com muito talento por uma equipe especialmente talentosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário