quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Germania, Anno Zero (Alemanha, Ano Zero)



Itália / França / Alemanha 1948 (91") 
Direção: Roberto Rossellini
Elenco:
Edmund Moeschke...Edmund (as Edmund Meschke)
Ernst Pittschau...Il padre
Ingetraud Hinze...Eva (as Ingetraud Hinz)
Franz-Otto Krüger...Karl-Heinz (as Franz Grüger)
Erich Gühne...Il maestro
Heidi Blänkner...Frau Rademaker (uncredited)
Jo Herbst...Jo (uncredited)
Barbara Hintz...Thilde (uncredited)
Adolf Hitler...Himself (voice) (archive footage) (uncredited)
Karl Krüger...Il medico (uncredited)
Alexandra Manys...Amica di Eva (uncredited)
Christl Merker...Christl (uncredited)
Gaby Raak...La donna di generale (uncredited)
Inge Rocklitz...Rifugiata (uncredited)
Hans Sangen...Herr Rademaker (uncredited)
Babsi Schultz-Reckewell...La figlia di Rademacher (uncredited)
Franz von Treuberg...Il generale von Laubniz (uncredited)

Sinopse:
SPOILER! O enredo ocorre em Berlim, cidade devastada pelos bombardeios e ocupada pelas tropas aliadas. Edmund, um garoto de 12 anos, tenta ajudar a família e sai em busca de dinheiro nas ruas trocando objetos de valor. Seu pai está muito doente e necessita de constante repouso. Já sua irmã é acusada, injustamente, de prostituir-se para os soldados estrangeiros. Edmund acaba se envolvendo com um grupo de jovens deliqüentes e uma jovem órfã e sexualmente precoce.
Perambulando pelas ruas, Edmund reencontra um ex-professor, o Sr. Enning, claramente retratado por Rossellini como um pedófilo devido à forma exagerada com que demonstra interesse e acaricia o jovem. O professor pede para o jovem garoto vender um disco com um discurso de Hitler no mercado negro e, como recompensa, lhe dá uma parcela do valor em troca.
Ao ver a saúde do pai se deteriorar, resolve pedir ajuda a Enning. Este, no entanto, responde Edmund dizendo que em tempos de tanta dificuldade, deve imperar a lei do mais forte. O discurso de tom nazista do professor, em combinação com as próprias queixas do pai que sente ser um empecilho para todos ao seu redor, leva Edmund a interpretar que é seu dever matá-lo e, portanto, ele envenena sua comida. Edmund conta o que fez a Enning, que recebe a notícia com espanto e o manda embora, negando ter qualquer responsabilidade sobre o ocorrido.
Edmund vaga pelas ruas da cidade sem rumo. Não encontra apoio dos jovens, que o mandam embora por ser ele muito mais novo. Tampouco sente-se à vontade para voltar a sua casa e acaba acompanhando o corpo do pai sendo levado do topo de um prédio em ruínas na vizinhança. Por fim, faz o que parece ser sua única saída. Edmund se suicida jogando-se do alto do prédio.

05/11/2014
Dld
««««

Comentário:
É preciso contextualizar o filme para apreciá-lo. Feito dois anos após o fim da Guerra, com a Europa ainda em cacos, o filme é um poderoso e triste retrato da deterioração social da Alemanha derrotada. Chocante, corajoso e, obviamente, datado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário