domingo, 25 de agosto de 2013

Post Tenebras Lux



México / França / Holanda / Alemanha 2012
Direção: Carlos Reygadas
Elenco:
Adolfo Jiménez Castro...Juan
Nathalia Acevedo...Natalia
Willebaldo Torres...El Siete
Eleazar Reygadas...Eleazar
Rut Reygadas...Rut

Sinopse:
Juan (Adolfo Jiménez Castro) deixa a cidade onde sempre viveu e segue viagem com a sua jovem família para uma zona rural, onde pretende iniciar uma nova vida. Ali tudo é diferente e até os mais pequenos detalhes da dinâmica familiar se alteram. Cada um deles, à sua maneira, terá de fazer o seu caminho particular, enquadrando-se neste lugar que se vai transformando em lar.
Depois de “Luz Silenciosa”, o realizador Carlos Reygadas regressa com este “Post Tenebras Lux”, um filme poético e autobiográfico sobre a sua própria vivência campestre em Morelos, no México. O filme, em competição na edição de 2012 do Festival de Cannes, valeu a Reygadas o prémio de melhor diretor.

24/08/2013
Dld
«««

Comentário:
A narrativa fragmentada dificulta bastante a compreensão e os efeitos óticos causam estranheza, mas há que se respeitar o estilo genuíno de Reygadas, segundo ele, baseado em passagens autobiográficas. Retrata uma burguesia mexicana em confronto com o mundo rural rústico, que aparentemente os aceita, mas jamais os reconhece como um dos seus.Bom filme. Experimental, sem ser pernóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário