EUA 1932
Direção: Tod Browning
Elenco:
Wallace Ford | ... | Phroso | |
Leila Hyams | ... | Venus | |
Olga Baclanova | ... | Cleopatra | |
Roscoe Ates | ... | Roscoe (as Rosco Ates) | |
Henry Victor | ... | Hercules | |
Harry Earles | ... | Hans | |
Daisy Earles | ... | Frieda | |
Rose Dione | ... | Madame Tetrallini | |
Daisy Hilton | ... | Siamese Twin | |
Violet Hilton | ... | Siamese Twin | |
Schlitze | ... | Himself | |
Josephine Joseph | ... | Half Woman-Half Man | |
Johnny Eck | ... | Half Boy | |
Frances O'Connor | ... | Armless Girl | |
Peter Robinson | ... | Human Skeleton | |
Olga Roderick | ... | Bearded Lady | |
Koo Koo | ... | Herself | |
Prince Randian | ... | The Living Torso (as Rardion) | |
Martha Morris | ... | Angeleno's Armless Wife | |
Elvira Snow | ... | Pinhead (as Zip) | |
Jenny Lee Snow | ... | Pinhead (as Pip) | |
Elizabeth Green | ... | Bird Girl | |
Angelo Rossitto | ... | Angeleno | |
Edward Brophy | ... | Rollo Brother | |
Matt McHugh | ... | Rollo Brother (as Mat McHugh) |
Sinopse:
Sob a direção de Tod Browning, “Freaks” é um cult clássico de 1932 que abalou a sociedade da época, foi rejeitado, trancafiado e somente após 30 anos, na década de 60, que é posto a mostra no mundo todo em exibições de cinemas sujos e festivais amadores. O motivo de tanta polêmica e rejeição esta na essência da trama, nas críticas e nos personagens atípicos.
Ela é trapezista e se chama Cleópatra. Ele é um charmoso anão e se chama Hans. O “outro” é um levantador de pesos e se chama Hércules. Cleópatra ama Hércules e é amada por Hans. Este triangulo bizarro de amantes vive sua história trágica debaixo da lona de um circo. Cleópatra tem um amante, Hércules, e é amada pelo anão Hans, que não é correspondido. Ao saber que Hans é herdeiro de uma grande fortuna, a trapezista decide, junto com o amante, montar um golpe, casando-se com ele, envenenando-o e herdando a sua fortuna.
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Comentário:
Apesar da aura de clássico cult, da visão de alguns que se trataria de um precursor do combate ao preconceito do que é ser diferente, o filme é muito ruim. Acho difícil encontrar o limiar entre a aceitação e a simples exploração dos deficientes, por isso prefiro nem entrar no mérito. Como cinema é muito fraco, com diálogos declamados, dramaturgia simplória e edição amadora.
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