segunda-feira, 11 de março de 2013

7 Días en la Habana (7 Dias em Havana)




França / Espanha 2012
Direção: 
Laurent Cantet
Benicio Del Toro
Julio Medem
Elia Suleiman
Juan Carlos Tabío
Pablo Trapero
Gaspar Noé

Elenco:
Josh Hutcherson...Teddy Atkins
Daniel Brühl
Emir Kusturica
Elia Suleiman
Jorge Perugorría
Melissa Rivera...Linda
Daisy Granados
Mirta Ibarra
Vladimir Cruz
Luis Alberto García
Melvis Santa Estevez
Claudia Muniz...Norka
Leonardo Benítez
Othello Rensoli...Remigio

Sinopse:
Sete renomados diretores realizam curtas-metragens (um representando cada dia da semana) no intuito de traçar um panorama contemporâneo de Havana. O filme pretende capturar a energia e a vitalidade que fazem da capital cubana um lugar único. Os curtas possuem histórias independentes, mas com pontos em comum que ajudam a harmonizar o resultado final.


1)    El Yuma (Benicio del Toro)
Simpático  divertido, estrelado por Hutcherson. Conta a chegada de um jovem ator americano, estudante de cinema, apresentado à cultura local por um taxista - formado engenheiro -, do almoço na casa da tia até uma balada onde ele bebe muito e acaba saindo com um travesti.

2)    Jam Session (Pablo Trapero)
Traz o diretor Emir Kusturica no papel dele mesmo constantemente bêbado, na ilha para receber um prêmio que acaba fazendo amizade com outro traxista, que também é um grande trompetista. Simpático e com boa música. 

3)    La Tentación de Cecilia (Julio Médem)
Traz a marca da sensualidade comum aos filmes do diretor, num conto de paixão de um produtor espanhol que quer levar uma linda cantora cubana para a Europa, mas esta vive com um jogador de baseball, que pretende escapar de balsa da ilha. 

4)    Diary of a Beginner (Elia Suleiman)
Suleiman interpreta a si mesmo, perdido nos corredores do hotel e observando curioso as pessoas dos arredores e seus hábitos. Lento, bem fotografado, mas chatinho..

5)    Ritual (Gaspar Noé)
O polêmico diretor de 'Irreversível' faz o segmento mai tedioso, com uma descrição sensual de um ritual afro-religioso. 

6)    Dulce Amargo (Juan Carlos Tabío)
Uma psicóloga, que tem um quadro na televisão local faz bico preparando doces para fora e tem que lidar com a falta de matéria prima, de energia elétrica e com o marido alcóolico - Perugorria - e as filhas, uma delas a cantora do conto #3, que embarca para os EUA numa balsa.  

7)    La Fuente (Laurent Cantet)
Um dos melhores contos. Uma mulher religiosa tem uma visão num sonho e mobiliza todos os vizinhos para construir em um dia um belo pedestal para a estátua da virgem Maria que tem na sala. Uma mistura de catolicismo e umbanda.


10/03/2013
Dld
«««

Comentário:
Como costuma acontecer em filmes episódicos, o resultado é bastante irregular. Se alguns diretores conseguem produzir tramas interessantes, outros como Noë entediam às lágrimas. Consegue manter razoável harmonia, mas eu ponto forte é mostrar um pouco da curiosa cultura cubana, dos rituais religiosos sincréticos às festas, bebidas e sexualidade. Interessante, mas longe de ser um grande filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário