sábado, 22 de setembro de 2012

Adams Aebler (As Maçãs de Adam)




Dinamarca / Alemanha 2005
Direção: Anders Thomas Jensen
Elenco:
Ulrich Thomsen...Adam Pedersen
Mads Mikkelsen...Ivan
Nicolas Bro...Gunnar
Paprika Steen...Sarah Svendsen
Ali Kazim...Khalid
Ole Thestrup...Dr. Kolberg
Nikolaj Lie Kaas...Holger
Gyrd Løfquist...Poul Nordkap
Lars Ranthe...Esben
Peter Reichhardt...Nalle
Tomas Villum Jensen...Arne
Peter Lambert...Jørgen
Solvej K. Christensen...Pige på tankstation
Rasmus Rise Michaelsen...Ung fyr på tankstation #1
Jacob-Ole Remming...Ung fyr på tankstation #2 (as Jacob Ole Remming)

Sinopse:
Inspirado pelo Livro de Jó e por outras alusões bíblicas, “As Maçãs de Adam” narra a história de um neo-nazista, o Adam (ou Adão) do título, enviado a uma paróquia rural para fazer serviço comunitário. Nessa paróquia, controlada pelo reverendo Ivan (anagrama em dinamarquês para “ingênuo”), Adam se encarrega de fazer um bolo com as maçãs que crescem na macieira da igreja. Mas as coisas não são tão simples, e Ivan, que não vê o lado ruim das coisas, acha que tudo é um teste do diabo. E enquanto ele se ocupa em tentar ajudar a assar o bolo, Adam está focado em como quebrar a fé do vigário em Deus e mostrar-lhe o lado "ruim" das coisas.
O diretor dinamarquês Anders Thomas Jensen apresenta uma autêntica e peculiar guerra entre o "bem" e o "mal", em uma história de diálogos muito bem feitos e recheada com um humor negro e aberrante que nos faz pensar por vezes: “estou mesmo rindo disto?”. No fundo discute que ser do “bem” ou ser do “mal” vai depender do ponto de vista e da forma de encarar as coisas. Quem seria realmente o melhor? O padre cegamente fanático ou o neonazista niilista? Impossível ficar indiferente a este filme, que mesmo com uma simples premissa, é mais profundo do que possa parecer, fazendo-nos interrogar sobre o sentido da vida.


21/08/2012
Dld
««««

Comentário:
Estranhíssima comédia dinamarquesa, cheia de parábolas e nonsense, mas que apresenta seu ponto com inteligência. No mínimo merece ser visto.

2 comentários:

  1. Aos habituados a ver comédia americana, o filme vai parecer sem sentido, mas afinal, é do que trata a peça. O espectador é em geral, o Adão, e não o Pai. É pura linguagem de cinema, imagine que sempre ao bater a porta do quarto um retrato de Hitler cai da parede ao chão, tem mais dessa linguagem que exemplifica o que é esta arte. Recomendo ver e rever quantas vezes puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde consigo assistir esse filme ? Quero fazer um estudo com jovens.

      Excluir