quarta-feira, 11 de maio de 2011

Os Mutantes


Portugal / França 1998
Direção: Teresa Villaverde
Elenco:
Ana Moreira...Andreia
Alexandre Pinto...Pedro
Nelson Varela...Ricardo
Alexandra Lencastre...Social Worker
Paulo Pereira...Zezito
Helder Tavares...Franklin
Teresa Roby...Pedro's Mother
António Capelo...Pedro's Father
Jorge Bruno Gomes...Pedro's Brother
Samuel Costa...João Paulo
Carlos Castilho...Artur
Maria Tengarrinha...Julia
Marta Sofia Vargas...Paula
Isabel Ruth...Isabel

Sinopse: 
Andreia (Ana Moreira), Pedro (Alexandre Pinto) e Ricardo (Nelson Varela) não aceitam as coisas como elas são, não se encaixam em lado nenhum. Nunca se rendem, estão sempre à procura de alguma coisa. Têm dentro deles uma força invisível que se espalha por todo o lado. Alguma coisa dentro deles está sempre prestes a explodir.
É como um energia selvagem, um desejo de mudar as coisas, de viver de uma forma diferente. Não sabem muito bem o que querem, mas há sempre alguma coisa que os incomoda. Vivem com a necessidade constante de vertigem, de deslocação, de movimento. Recusam-se a aceitar o lugar que lhes foi imposto mesmo antes de serem capazes de escolher fosse o que fosse. Não aceitam esse lugar e é por isso que não o ocupam. Mas não têm nenhum outro.
São sobreviventes. São os mutantes portugueses, mas também existem mutantes em todos os lugares. Talvez o mundo preferisse que eles não existissem, mas eles existem.
Ao longo de todo o filme, eles sonham, choram, riem, têm filhos, morrem, fogem.

10/05/2011
Dld
«««

Obs: Uma espécie de Pixote português, mostrando a realidade de adolescentes abandonados ou infratores num tom quase documental. É pesado e com narrativa excessivamente fragmentada, principalmente na primeira metade. Não é bom cinema, mas é relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário