terça-feira, 18 de novembro de 2014

Ventos de Agosto



Brasil 2014 (77") 
Direção: Gabriel Mascaro
Elenco:
Dandara de Morais...Shirley
Geová Manoel Dos Santos...Jeison

Sinopse:
Agosto. Um pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pacata vila de pescadores e abala a rotina de Shirley (Dandara de Morais), que trabalha em uma fazenda, e Jeison (Geová Manoel dos Santos), praticante da pesca submarina. A maré está alta, os ventos fortes e a vila nunca mais será a mesma.

17/11/2014
Cinesesc
««««

Comentário:
Um retrato quase documental e, ao mesmo tempo, metafórico da vida cotidiana numa comunidade isolada de Alagoas. Cada personagem entrende o isolamento do seu jeito, a menina que viveu na cidade e está presa, condenada a cuidar da avó, mas mantém seus elos através do rock pesado, o bronzeamento com coca-cola e a prática de tatuagem nos porcos. O rapaz, preocupado em manter seus mortos sob a terra e a levar embora os mortos de fora. A vida na quarta curva a esquerda depois do rio. Belo, belíssimo!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Jogo de Xadrez



Brasil 2014 (90") 
Direção: Luis Antonio Pereira
Elenco:
Priscila Fantin...Mina
Carla Marins...Beth
Antonio Calloni...Senador Franco
Tuca Andrada...Diretor Geraldo
Luana Xavier...Martona
Cintia Fellicio...Jullienne
Salvatore Giuliano...Eugênio
Fabio Nascimento...Valtinho
Tarciana Saad...Delegada Bandeira
Fabricio Santiago...Chumaço
Wesley Aguiar...Alberto
Carla Franca...Barney
Élane Gonçalo...Preta
Erlene Melo...Enfermeira
Dico Pantaleão...Policial
Fabiano Costa...Xavier
Martha Paiva...Déia
Marcio Vieira...Basalto
Solange Xavier...Detenta
Francisco Chao...Policial

Sinopse:
Mina (Priscila Fantin) está presa por fraudar a Previdência Social e além de se defender das outras detentas precisa escapar da vigilância do diretor da penitenciária (Tuca Andrada). O crime envolveu um senador (Antonio Calloni), que tenta de todas as formas impedir que sua participação venha à tona.

16/11/2014
Dld
««

Comentário:
A trama policial é mal concebida, mas o grande problema do filme está na direção. Pereira não acerta um único plano, uma única entonação. Um belo exemplo de como um péssimo diretor pode destruir qualquer ideia.

Latitudes



Brasil 2014 (85") 
Direção: Felipe Braga
Elenco:
Alice Braga...Olivia
Daniel de Oliveira...José
Michel Noher...Edoardo
Elisa Volpatto...Aline

Sinopse:
Em viagens através de oito países diferentes, os caminhos de um fotógrafo (Daniel de Oliveira) e de uma executiva de moda (Alice Braga) se cruzam e se separam, criando uma história de amor especial.

15/11/2014
Dld
«««

Comentário:
Autodeclarado "antiromântico", o filme peca pela falta de emoção. As locações são lindíssimas, a fotografia caprichada, o casal de atores é lindo e talentoso. Mas o filme, concebido como websérie, é frio.