domingo, 28 de abril de 2013

Tasogare Seibei (O Samurai do Entardecer)




Japão 2002
Direção: Yôji Yamada
Elenco:
Hiroyuki Sanada...Seibei Iguchi
Rie Miyazawa...Tomoe Iinuma
Nenji Kobayashi...Choubei Kusaka
Ren Ohsugi...Toyotarou Kouda
Mitsuru Fukikoshi...Michinojo Iinuma
Kanako Fukaura
Hiroshi Kanbe...Naota
Miki Itô...Kayano Iguchi
Erina Hashiguchi...Ito Iguchi
Reiko Kusamura...Iguchi's Mother

Sinopse:
Seibei Iguchi (Hiroyuki Sanada) é um samurai de 2º escalão que presta serviços ao clã Unasaka. Sua esposa morreu de tuberculose e suas duas filhas, Kayana (Miki Itô) e Ito (Erina Hashiguchi), dependem dele para sobreviver. O divórcio de Tomoe (Rie Miyazawa), seu amor de infância, faz com que entre em confronto com seu ex-marido, um samurai de grande reputação. Após vencer o duelo empunhando apenas uma espada de madeira, Seibei ganha respeito e é convocado a eliminar um poderoso inimigo.

27/04/2013
Dld
««««

Comentário:
Uma abordagem diferenciada dos samurais, mostrando o lado social, as relações pessoais e de trabalho do fim de uma era. Um ótimo filme, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

The Amazing Spider-Man (O Espetacular Homem-Aranha)




EUA 2012
Direção: Marc Webb
Elenco:
Andrew Garfield...Spider-Man / Peter Parker
Emma Stone...Gwen Stacy
Rhys Ifans...The Lizard / Dr. Curt Connors
Denis Leary...Captain Stacy
Martin Sheen...Uncle Ben
Sally Field...Aunt May
Irrfan Khan...Rajit Ratha
Campbell Scott...Richard Parker
Embeth Davidtz...Mary Parker
Chris Zylka...Flash Thompson
Max Charles...Peter Parker (Age 4)
C. Thomas Howell...Jack's Father

Sinopse:

Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e estudioso, que inicou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alter-ego de Connors, o vilão Lagarto.
O filme marca a estreia de Marc Webb em filmes de alto orçamento. O diretor ficou conhecido pela comédia romântica independente (500) Dias Com Ela. Denis Leary, Irrfan Khan e C. Thomas Howell completam o elenco, que conta ainda com pequena participação de Stan Lee, criador do Homem-Aranha nas revistas em quadrinhos.


27/04/2013
HBO 
««

Comentário:
O pior filme de super-heróis em anos. Tudo parece forçado e mal construído. O roteiro é ruim, os efeitos são ruins, Garfield não ficou bem no papel e, cá entre nós, o diretor só foi escolhido porque seu sobrenome é Webb.

sábado, 27 de abril de 2013

Venuto al Mondo / Twice Born




Itália / Espanha 2012
Direção: Sergio Castellitto
Elenco:
Penélope Cruz...Gemma
Emile Hirsch...Diego
Adnan Haskovic...Gojco
Saadet Aksoy...Aska
Pietro Castellitto...Pietro
Mira Furlan...Velida
Jovan Divjak
Vinicio Marchioni...Gemma's husband
Branko Djuric...Doctor (as Branko Duric)
Jane Birkin...Psicologa
Luca De Filippo...Armando
Sergio Castellitto...Giuliano

Sinopse:
Gemma visita Sarajevo com seu filho, Pietro. Há 16 anos atrás eles escaparam da cidade assolada pela guerra, quando o pai da criança ficou e acabou morrendo. Enquanto ela tenta reparar a relação com o filho, uma revelação força Gemma a encarar a perda, as consequências da guerra e o poder de redenção do amor. Filme baseado no best-seller de Margaret Mazzantini. Participou dos importantes e prestigiados Festivais de Toronto e de San Sebastian, ambos de 2012.

26/04/2013
Dld 
«««

Comentário:
Castellito é um mau diretor. De posse de um dramalhão épico, com direito a amor, guerra, maternidade, ele não consegue envolver jamais. A maquiagem pesada chama mais a atenção que as interpretações. Os atores estão todos aparentemente mal escalados para seus papeis, não dá para destacar um, todos soam artificiais. Quando um personagem sobe o tom parece não haver qualquer justificativa. Enfim, um filme desconectado da emoção com a história, que nas mãos de alguém mais competente poderia funcionar.